18 de março de 2012

Série Riley Bloom - Radiante

[muito bom]

Eu recomendo: Radiante – Série Riley Bloom
Autora: Alyson Noël
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Riley está vivendo Aqui&Agora, ela não está exatamente feliz, sente saudades da terra, da irmã, e agora ela terá que ir para uma escola nova, para o qual seus pais estão super empolgados mas que ela sabe que nunca chegará aos pés da sua antiga escola e amigos. Acontece que tudo é ainda mais difícil do que ela poderia imaginar, ela não sabe o que está acontecendo, o que precisa fazer, o que esperar. Riley descobre que tem um guia, Bodhi, um garoto com armações grossas e cabelos sebosos que ela define como “bobão”. Ele a leva para ver o Conselho, um grupo de anjos que conversam com ela que, ao ver o vídeo de sua vida, percebe que ela passou boa parte da sua vida seguindo sua irmã mais velha e se sente prejudicada por não ter tido mais tempo de vida. A reunião é para definir uma nova função para ela, ela acaba se tornando uma apanhadora de almas, que vai voltar a terra para buscar almas que precisam de um “empurrãozinho” para ir para o outro lado.

Meu cantinho:
Acho que comecei a ler esse livro sem muita expectativa, já comprei a algum tempo e não tinha muita vontade de ler. Decidi lê-lo porque estou sem muito tempo e estou optando por livros leves e curtos. A verdade é que me surpreendi muito com esse livro porque logo me vi envolvida na leitura e ansiosa para saber como as coisas continuariam. Essa é a segunda série publicada no Brasil da autora Alyson Noël e eu preciso admitir que, pelo o que já li nesse primeiro livro, é provável que essa série seja ainda melhor que a série Os imortais. Sempre que eu lia os livros da série Os imortais conseguia ver vários pontos que me desagradavam, mas não consegui ver nada disso nesse primeiro livro da série Riley Bloom. Uma das coisas que as vezes me chateava nos livros dela eram as falas meio deslocadas, principalmente infantis. Isso não é um problema nesse livro já que quem narra é a própria Riley, uma menina de doze anos e por isso tem toda a liberdade para agir como criança. Gosto do fato de ser uma leitura leve, onde os capítulos vão passando rápido e quando você vê já está em mais da metade do livro. 
Gosto dos personagens, Riley é aquela menina meio pentelha, que fala demais, que age como uma típica pré-adolescente de doze anos que infelizmente morreu muito cedo e que se vê um tanto quanto injustiçada. As vezes chega a ser um pouco irritante como qualquer menina da idade dela, mas acho que isso só da mais veracidade a personagem. Também adorei o outro personagem desse livro, Bodhi, ele contrasta tanto em personalidade com Riley o que torna tudo ainda mais divertido. A polidez dele, a falta de papas na língua dela (o que piora com a materialização de pensamentos dela), só faz com que tudo fique mais hilário! Outra coisa muito bacana no livro é a participação de Buttercup, adoro esse cachorro amarelo e adorei o fato dele poder participar juntamente com Riley do trabalho dela! 
A única coisa que eu não gostei tanto nesse livro foi a certa facilidade e rapidez com que Riley lida com o fantasma de sua primeira missão, entendo que ela ainda assim passa por situações difíceis, mas mesmo assim tudo ocorre de maneira muito rápida. É interessante que o livro não termine ali, ainda temos mais coisas a serem resolvidas e dessa vez entendemos o papel de Bodhi e os desafios que ele tem que enfrentar, mas mesmo assim acho que a situação poderia ter sido um pouco mais complicada, difícil, penosa. Apesar desse detalhe preciso dizer que estou esperando muito dessa série, acho que ela só vai melhorar e estou muito ansiosa para ver as próximas missões de Riley e espero que as dificuldades delas aumentem o que com certeza vai tornar o enredo mais rico!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Luminoso. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Eu ainda não li este livro, para ser sincera estou com o pé atrás com a Alyson. Li o primeiro livro da série "para sempre" e amei, mais o segundo achei meio mamão com açúcar e então desisti da série.
    Mais quem sabe esse me faça mudar de ideia?
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Beijokas enormes.
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu fui ao contrário. Achei a série os imortais muito melhor do Riley.
    Ainda não terminei de ler os imortais, mas estou ansiosíssima para terminar.

    ResponderExcluir